Bem-vindo ao Blog do Ercília. Nosso objetivo é fornecer informações aos alunos, pais e toda comunidade sobre eventos culturais, projetos pedagógicos e assuntos de interesses educacionais relacionados ao C. E. Ercília Muylaert de Menezes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SEMINÁRIO SOBRE REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

     No dia 17/08, foi realizado mais um encontro dando continuidade ao I Seminário Regional Pedagógico: Diagnosticando a Reeducação das Relações Etnicorraciais. Desta vez ocorreu no. Liceu de Humanidades de Campos, na cidade de Campos dos Goitacases. Participaram desse evento a responsável pelo Comitê Etnicorracial da SEEDUC, Selma Maria da Silva; os diretores: Administrativo e Pedagógico da Regional Norte Fluminense, José Alexandre Marom e Maria Lídia de Santana; a membro do Comitê, Regina Leite, a diretora do Liceu de Humanidades de Campos, Celina Mateus Barbosa.
     O Evento contou com a participação das palestrantes: Carmem Eugênia Sampaio de Lemos Gomes, especialista em História da África e Sylvia Márcia Paes, especialista em Geografia Humana, possibilitando interatividade com troca de experiências entre professores, diretores, alunos, representantes de comunidades, membros dos Comitês das Metropolitanas II, III, e V de instituições culturais.
     Algumas escolas também se fizeram presentes nesse evento. A exemplo, o Colégio Estadual Ercília Muylaert de Menezes que exibiu uma coreografia ressaltando a influência (dança) do africano na nossa cultura e também a participação do grupo musical que brilhantemente executou a música “Todo dia era dia de Índio” numa perspectiva de levar a todos envolvidos, à reflexão sobre a importância dos povos indígenas na construção da identidade cultural brasileira. Vale ressaltar a voz da aluna Ana Carolina Gomes da Silva, vocalista do grupo que vislumbrou a todos os presentes, com uma bela interpretação, levando a platéia a aplaudi-la de pé.
     O seminário também contou com a participação de Dona Noinha, uma senhora afrodescendente, que falou, cantou e dançou ao som do atabaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário