Bem-vindo ao Blog do Ercília. Nosso objetivo é fornecer informações aos alunos, pais e toda comunidade sobre eventos culturais, projetos pedagógicos e assuntos de interesses educacionais relacionados ao C. E. Ercília Muylaert de Menezes.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hipertexto sobre matemática

Aprendendo trigonometria através da hipermídia


A matemática é uma disciplina em que muitos alunos tem grandes dificuldades de assimilar os conteúdos, ainda mais quando a matéria a ser aplicada é na área de geometria, porém deve-se usar outros recursos além da lousa e do livro didático - que muitas vezes vem com uma parte resumida do assunto a ser abordado -  para que se consiga algum progresso na aprendizagem dos mesmos.
A geometria para muitos é o bicho papão da matemática, pois o aluno que não tem noções básicas raramente consegue alcançar os objetivos propostos para a construção de sua aprendizagem. Mas quando se inseri recursos de hipermídia o aluno sente prazer em aprender e, assim, constrói facilmente sua própria autonomia na aprendizagem. Porém para que novos recursos sejam aplicados o professor deve estar sempre atualizado com as novas tecnologias de software e hardware que são utilizados como novos paradigmas que surgem com o uso educacional da Internet.

Em geometria o conteúdo que mais deve ser trabalhado com as novas TICs é sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo, pois o aluno alcança a visualização e/ou entendimento dos lados (2 catetos = 2 ângulos agudos complementares – soma dos dois mede 90º e 1 hipotenusa = 1 ângulo reto – mede 90°) do mesmo quando consegue associar a uma aplicação prática.  
LETRA
LADO
VÉRTICE = ÂNGULO
MEDIDA
a
hipotenusa
A = Ângulo reto
A = 90º
b
cateto
B = Ângulo agudo
B < 90º
c
cateto
C = ângulo agudo
C < 90º
                                                                    
 Obs: A diferenciação dos catetos, que tem nomes específicos, depende do ângulo agudo a ser estudado para resolução de uma situação problema.

a = hipotenusa,
Em relação ao ângulo α: b = cateto adjacente e c = cateto oposto
Em relação ao ângulo β: b = cateto oposto e c = cateto adjacente

Mas como o estudo do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo não se baseia apenas na identificação dos lados do mesmo, porém é de suma importância, mas deve-se levar o aluno a investigar o porquê desse nome e, a partir daí dar subsídios para aprofundamento da matéria, que é muito interessante, ainda mais em aplicações do dia a dia.

 Através do estudo da trigonometria no triângulo retângulo é possível dar subsídios para que sejam feitas projeções do mesmo, calculando assim as relações métricas, as relações trigonométricas básicas e as relações fundamentais.
O estudo da trigonometria hoje não está baseado simplesmente no estudo do triângulo e sim no cálculo de alturas, distâncias e etc., portanto está sendo muito usada na Mecânica, Engenharia, Topografia, entre outros ramos da ciência, no estudo dos fenômenos físicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário